Pular para o conteúdo principal

Prefeitura vai rever a forma de tributação do ISS das empresas de caçamba

Numa reunião ocorrida hoje (25) na Prefeitura de Bauru, ficou decidido que a forma de cobrança do ISS (Imposto Sobre Serviços) das empresas associadas à ASTEN será revista.
A decisão ocorreu durante reunião entre a diretoria da ASTEN, o prefeito Rodrigo Agostinho e diretores da Secretaria Municipal de Finanças.
“Faremos uma reunião com o pessoal de informática para encontrar o jeito certo de fazer o desconto do imposto na nota fiscal. No começo da próxima semana faremos uma nova reunião para conclusão do assunto e também faremos uma nova instrução normativa para regulamentar as alterações”, disse o diretor técnico da Secretaria das Finanças Francisco Ramos Magieri. 
A decisão ocorreu no final da reunião convocada pela diretoria da ASTEN. O presidente da ASTEN Gérson Alves Pinheiro explicou ao prefeito que desde que começou o sistema de nota fiscal eletrônica as notas fiscais emitidas pelos donos de empresas de caçambas têm sido feitas com o valor da locação da caçamba, mais o valor do descarte.
Ocorre que, as empresas de caçambas são meras arrecadadoras do valor do descarte que é repassado para as áreas de destinação assim que a operação de transporte de RCC é concluída. No entanto, como o valor é somado junto com a da locação o empresário acaba pagando ISS acima do que lhe é devido, ou seja, também sob o valor do descarte.
“Antes podíamos fazer a separação na nota fiscal, mas depois que entrou a nota fiscal eletrônica não foi mais possível. Agora, as empresas estão pagando um valor de imposto a mais”, disse o presidente.
Para melhor compreensão sobre de quem é a obrigatoriedade do pagamento do imposto do valor do descarte, a ASTEN confeccionou um roteiro com o todo o sistema de transporte e descarte de RCC (Resíduo da Construção Civil), de Bauru. Cópias do roteiro foram entregues aos participantes da reunião.
Separação na nota fiscal
Uma das alternativas encontrada para resolver a questão foi à separação dos valores da locação e do descarte, com a criação de um novo campo no sistema operacional de emissão de nota fiscal.
Sendo assim, no fechamento do mês, quando a empresa for pagar o ISS ela faria a separação dos valores deduzindo do valor total o valor do descarte.
Também estavam presentes na reunião o assessor jurídico da ASTEN Kláudio Coffani, a técnica tributária Katia Eliane Machado e o contador Luis Lopes.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nota de Falecimento

É com Muita tristeza que a ASTEN comunica o falecimento da Sra. Tereza Aparecida Bartolotti Guaggio, mãe de nosso associado Miguel Angelo  Guaggio. O velório será no Terra Branca, centro, próximo ao Correio, a partir das 16 horas.

ASTEN TEM NOVA DIRETORIA

Foi eleita no último dia 28 de abril a nova diretoria da ASTEN (Associação dos Transportadores de Entulhos e Agregados de Bauru), que dirigirá a entidade até 2018.  A eleição foi realizada no Sindicato dos Ferroviários. Apenas uma chapa concorreu à eleição e ganhou o pleito por unanimidade. A assembleia começou com a prestação de contas de 2016, feita pelo tesoureiro Silvio Luiz Avólio. As contas foram aprovadas pelos associados. Em seguida, foi aberto o envelope contendo o nome dos integrantes da chapa que disputou a eleição. O prazo para inscrição da chapa terminou no dia 24 de abril, mas os nomes foram mantidos em sigilo até o momento da assembleia. A votação foi feita por aclamação. Para o cargo de presidente foi eleito Eusébio Giraldes de Carvalho Júnior, dono da empresa Eulix Caçambas. Após o resultado, Gerson Alves Pinheiro que está deixando a presidência da entidade agradeceu aos associados e os funcionários da ASTEN que conviveram com ele no período em que esteve n...

Diretores da ASTEN participam de reunião na SEMMA

 Integrantes da nova diretoria da ASTEN estiveram reunidos hoje (7) na Secretaria do Meio Ambiente de Bauru. O presidente eleito da associação Eusébio Giraldes de Carvalho Júnior foi recebido pela secretária Lázara Gazzetta e por diretores da secretaria. “Pretendemos continuar com a parceria que temos com a associação”, disse a secretária depois de dar as boas vindas aos novos diretores. Em seguida o diretor de departamento José Carlos Augusto Fernandes falou sobre os projetos que a SEMMA tem para o setor de RCC. Segundo ele, a gestão de RCC realizada em Bauru se tornou referência para outras cidades e a expectativa é de que as deficiências sejam corrigidas e o sistema seja aperfeiçoado. O diretor de divisão Luiz Henrique Facin falou sobre a fiscalização que tem sido feita pelo órgão. Diretores cobraram do servidor Wilson Roberto Mantovani uma solução para corrigir o problema com o preenchimento de datas, no programa do CTR. Segundo eles, quando a data é di...