Pular para o conteúdo principal

Ano termina com uma grande conquista para Bauru e para ASTEN

Associados da ASTEN que participaram da última reunião da associação de 2013, tiveram uma ótima notícia. Depois de muito trabalho, a diretoria apresentou aos associados um projeto inédito de sustentabilidade aplicada que já está em execução. O projeto apresentado na reunião do último dia 13 foi literalmente aplaudido pelos associados.
Foi preciso muita dedicação da diretoria, do secretário executivo e da assessoria jurídica da ASTEN para iniciar um projeto que terá repercussão econômica, social e ambiental para a cidade e para a associação.
O presidente da ASTEN, Gerson Alves Pinheiro abriu a reunião cumprimentando e agradecendo a presença dos associados. Em seguida ele passou a palavra para o assessor jurídico da entidade, o advogado Kláudio Coffani Nunes.

O advogado abriu a palavra para os associados falarem sobre as dificuldades que estão encontrando com a implementação do CTR (Controle de Transporte de Resíduos) e também do pagamento do descarte pelos geradores de resíduos.
O CTR Digital foi implementado pela SEMMA (Secretaria Municipal do Meio Ambiente) e começou a funcionar no dia 15 de novembro. O pagamento do descarte, cinco dias depois, no dia 20.
Entre as reclamações dos associados constou a morosidade para descarregar os caminhões na usina de reciclagem. Um dos associados disse que teve de esperar 1h40 para tombar o caminhão na usina.
Também foram feitas inúmeras reclamações sobre os preços praticados pelo dono da usina. Segundo associados, a usina tem cobrado preços diferenciados, ou seja, conforme a classe de resíduos.



Boa Notícia

Depois de ouvir os associados, o advogado apresentou o novo projeto da ASTEN que consiste na conquista da ATT (Área de Triagem e Transbordo) da Água Cumprida. Trata-se da primeira ATT que funcionará em parceria com a ASTEN, a Prefeitura e a empresa Urupês.
A área, localizada numa grande voçoroca no Jardim Marambá, foi aprovada como ATT pela Prefeitura. Além da grande erosão existente no local, a área recebe o despejo de esgoto de todos os moradores daquela região. O esgoto corre a céu aberto e deságua no Córrego da Água Cumprida. Próximo ao local está em construção um conjunto residencial. O empreendimento é da empresa Urupês.

A ASTEN assinou um termo de compromisso com a prefeitura que resultou na aprovação da área em ATT pelo Estado e o Município e que também reconheceu o local como Área de Melhoria. Sendo assim, o local poderá receber todos os tipos de RCC (Resíduos da Construção da Construção Civil). No entanto, a ASTEN vai fazer à triagem dos resíduos e usar os de classe A para recuperar a área, colocando fim na erosão.
A ASTEN vai receber resíduos, inclusive podas, a um preço fixo 55,00 pelo descarte.  

Contribuição Social

Para executar o projeto, a ASTEN contratou José Mário Marconi que será subordinado ao secretário executivo da entidade, Mário Kanabara.
Marconi irá cuidar de uma equipe de 20 pessoas que fará a segregação (separação) dos resíduos conforme a classificação. A equipe começou a trabalhar na última sexta-feira. Depois de separado, o resíduo que não for classe A terá destinação ecologicamente correta. Os resíduos contaminantes serão destinado a uma empresa privada.


Os trabalhadores contratados pela ASTEN trabalhavam em aterros da cidade, onde faziam a separação de recicláveis por conta própria e depois vendiam para empresas de reciclagem. Todos trabalhavam na informalidade.
A ASTEN registrou todos os trabalhadores que agora são funcionários da  ASTEN . Eles terão garantido todos os direitos trabalhistas e ainda terão um acompanhamento social. Além do salário fixo, os trabalhadores receberão parte da renda originada da venda do material reciclável.

Todos os funcionários receberam da ASTEN, equipamentos de segurança e uniformes, incluindo protetor solar, máscaras e luvas.
Uma nova área verde para a cidade

A duração do projeto da ATT Água Cumprida é de seis meses para recuperação da erosão e um ano com a conclusão do projeto paisagístico.
No lugar da voçoroca e do esgoto a céu aberto, a população vai ganhar uma área pública de 11 mil metros quadrados com quatro quadras poliesportivas. O esgoto será canalizado e levado até o interceptor de esgoto da Água Cumprida.
Em outra área de 25 mil metros quadrados será construído um bosque. Essa área será arborizada e terá um projeto paisagístico feito pela empresa Urupês. Essa etapa do projeto será feita em seis meses após a conclusão da recuperação da voçoroca.
Desafio
Segundo o advogado, o maior desafio da ASTEN será o trabalho de educação ambiental que deverá ser feito com a população para acabar com a mistura de diferentes resíduos nas caçambas.

A associação prosseguirá coma campanha Caçamba Não é Lixeira. Paralelamente a Prefeitura vai intensificar a fiscalização para que seja cumprido o Decreto Municipal 11.689, que estabelece as regras para o descarte correto de resíduos na cidade.













Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diretores da ASTEN participam de reunião na SEMMA

 Integrantes da nova diretoria da ASTEN estiveram reunidos hoje (7) na Secretaria do Meio Ambiente de Bauru. O presidente eleito da associação Eusébio Giraldes de Carvalho Júnior foi recebido pela secretária Lázara Gazzetta e por diretores da secretaria. “Pretendemos continuar com a parceria que temos com a associação”, disse a secretária depois de dar as boas vindas aos novos diretores. Em seguida o diretor de departamento José Carlos Augusto Fernandes falou sobre os projetos que a SEMMA tem para o setor de RCC. Segundo ele, a gestão de RCC realizada em Bauru se tornou referência para outras cidades e a expectativa é de que as deficiências sejam corrigidas e o sistema seja aperfeiçoado. O diretor de divisão Luiz Henrique Facin falou sobre a fiscalização que tem sido feita pelo órgão. Diretores cobraram do servidor Wilson Roberto Mantovani uma solução para corrigir o problema com o preenchimento de datas, no programa do CTR. Segundo eles, quando a data é digita

Nota de Falecimento

É com Muita tristeza que a ASTEN comunica o falecimento da Sra. Tereza Aparecida Bartolotti Guaggio, mãe de nosso associado Miguel Angelo  Guaggio. O velório será no Terra Branca, centro, próximo ao Correio, a partir das 16 horas.
Tomou pose ontem, a nova diretoria da ASTEN. Os novos diretores irão comandar a associação pelos próximos dois anos. A solenidade de posse foi realizada na sede da associação. O novo presidente da entidade Eusébio Giraldes de Carvalho Júnior assinou a ata de posse após o discurso do antigo presidente Gerson Alves Pinheiro. Este agradeceu a confiança dos associados no período em que ele dirigiu a associação. Junto com Eusébio foram empossados o vice-presidente: Marcos Eduardo Rissato ; o1º secretário: Paulo Massathosi  Ogata; a 2ª secretária: Luzandira Pereira Lira da Silva; o 1º tesoureiro: Paulo César Gonçalves de Almeida; o 2º tesoureiro: Nelson Correa Pinto e os membros do Conselho Diretor: Silvio Carlos Franco de Oliveira, Guilherme Fileti, Flávio Zito Garcia. “Quero dar continuidade aos trabalhos que já estão sendo realizados e melhorar o atendimento aos associados. Vamos prestigiar os associados.”, disse o novo presidente. Ele disse que foi convidado por associado