Pular para o conteúdo principal

ASTEN convoca transportadores para depositar resíduos na avenida Nuno de Assis, para ajudar a conter a erosão


 
A Asten (Associação dos Transportadores de Entulhos e Agregados de Bauru) fez uma convocação de emergência, na manhã desta sexta feira (05), para que todos os transportadores (caçambeiros) destinassem os resíduos das caçambas recolhidas com construção, para o trecho de acesso aos núcleos Beija-Flor e Mary Dota, na avenida Rosa Malandrino, continuação da Av. Nuno de Assis , cerca de 500 metros após o trevo da Vila Santa Luzia.

Nesse local, a força das águas das chuvas das últimas 24 horas fizeram que com o Rio Bauru arrancasse dezenas de metros de encostas, carregando cerca de 40 metros do passeio público. Isso provocou trincas no solo da pista com risco iminente de solapamento do asfalto e destruição da via de acesso para milhares de residências.

O Secretário Municipal de Obras, Sidnei Rodrigues, chegou cedo ao local e determinou que funcionários das Divisões de Terraplanagem, Drenagem e Pavimentação, iniciassem imediatamente os serviços emergenciais para retificar a calha do Rio Bauru e reconstruir pelo menos 150 metros do aterro entre a margem esquerda do Rio e a Avenida Nuno de Assis, que ficaram comprometidos.

Para viabilizar tamanha movimentação de terra e proteção da área, Rodrigues acertou com a Secretaria do Meio Ambiente para que este local fosse reconhecido e autorizado como "Área de Melhoria Ambiental" e passasse a receber resíduos da construção civil.

O secretário contatou a ASTEN logo no início da manhã. Imediatamente a ASTEN tomou as providências necessárias para ajudar a Prefeitura de Bauru a conter o aumento da erosão, mobilizando todas as empresas e veículos de transporte de resíduos da construção civil, os quais passaram a ser destinados para este local.

O secretário executivo e da ASTEN, Mário Kanabara e o assessor jurídico e ambiental da ASTEN, Dr. Kláudio Coffáni, respectivamente, acompanharam as operações no local, apoiando na preparação da área para receber mais de 500 toneladas por dia (200 caminhões) de entulhos, que viabilizarão a baixíssimo custo esta ação emergencial.

Os transportadores destinarão as caçambas recolhidas nas obras da cidade toda, neste local, até que haja nova determinação da Prefeitura e da Asten.

Segundo o secretário de Obras de Bauru, Sidnei Rodrigues, "a participação da ASTEN neste momento emergencial é de grande importância. Com a ajuda dos transportadores (caçambeiros) conseguiremos recuperar mais rápido o barranco da encosta do rio".

Área de Melhoria

O assesssor jurídico da ASTEN explicou que a legislação ambiental de Bauru criou o conceito de Área de Melhoria para dar mais agilidade em momentos como este.

"A agilidade nesta mobilização é fundamental para salvar a Avenida e o acesso da população aos bairros vizinhos".

A previsão do secretário de Obras, e que as obras no local durem cerca de 20 dias. Ele explicou que já estava previsto a Secretaria de Obras realizar alguns trabalhos no trecho, mas a forte chuva que caiu na cidade nesta madrugada agravou o problema.

Durante a execução das obras o trânsito está interrompido na pista sentido Santa Luzia - Mary Dota e na pista contrária um trecho de mão dupla foi improvisado, onde os motoristas são orientados pelos agentes do Grupo de Orientação de Trânsito (GOT), da Emdurb.

O secretário também afirmou que apesar da intensidade da chuva, não foram registrados estragos mais consideráveis em outros pontos da cidade, além de alagamentos na Avenida Nações Unidas, Alfredo Maia, na rotatória da Avenida Castelo Branco e na Avenida Comendador José da Silva Martha, próxima à linha férrea, na Vila Santista.

Princípios de erosão foram registrados em bairros como Parque Viaduto, Parque Jaraguá, Pousada da Esperança, Vila São Paulo, Tangarás, Jardim TV, Jardim Marília e Santa Edwirges.

O secretário concluiu que, assim que o tempo melhorar serão reiniciados os serviços de contenção dos buracos das vias públicas.
 







 

Comentários

  1. o prefeito ambientalista deveria reflorestar as margens dos rios e não apoiar projetos de urbanização com construções de avenidas, simples assim... Já não basta o equivoco das Nações Unidas, que a cada chuva forte tem que ser refeita? Políticos, políticos, eta racinha...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Obrigada pela sua participação.

Postagens mais visitadas deste blog

Nota de Falecimento

É com Muita tristeza que a ASTEN comunica o falecimento da Sra. Tereza Aparecida Bartolotti Guaggio, mãe de nosso associado Miguel Angelo  Guaggio. O velório será no Terra Branca, centro, próximo ao Correio, a partir das 16 horas.

ASTEN TEM NOVA DIRETORIA

Foi eleita no último dia 28 de abril a nova diretoria da ASTEN (Associação dos Transportadores de Entulhos e Agregados de Bauru), que dirigirá a entidade até 2018.  A eleição foi realizada no Sindicato dos Ferroviários. Apenas uma chapa concorreu à eleição e ganhou o pleito por unanimidade. A assembleia começou com a prestação de contas de 2016, feita pelo tesoureiro Silvio Luiz Avólio. As contas foram aprovadas pelos associados. Em seguida, foi aberto o envelope contendo o nome dos integrantes da chapa que disputou a eleição. O prazo para inscrição da chapa terminou no dia 24 de abril, mas os nomes foram mantidos em sigilo até o momento da assembleia. A votação foi feita por aclamação. Para o cargo de presidente foi eleito Eusébio Giraldes de Carvalho Júnior, dono da empresa Eulix Caçambas. Após o resultado, Gerson Alves Pinheiro que está deixando a presidência da entidade agradeceu aos associados e os funcionários da ASTEN que conviveram com ele no período em que esteve n...

Diretores da ASTEN participam de reunião na SEMMA

 Integrantes da nova diretoria da ASTEN estiveram reunidos hoje (7) na Secretaria do Meio Ambiente de Bauru. O presidente eleito da associação Eusébio Giraldes de Carvalho Júnior foi recebido pela secretária Lázara Gazzetta e por diretores da secretaria. “Pretendemos continuar com a parceria que temos com a associação”, disse a secretária depois de dar as boas vindas aos novos diretores. Em seguida o diretor de departamento José Carlos Augusto Fernandes falou sobre os projetos que a SEMMA tem para o setor de RCC. Segundo ele, a gestão de RCC realizada em Bauru se tornou referência para outras cidades e a expectativa é de que as deficiências sejam corrigidas e o sistema seja aperfeiçoado. O diretor de divisão Luiz Henrique Facin falou sobre a fiscalização que tem sido feita pelo órgão. Diretores cobraram do servidor Wilson Roberto Mantovani uma solução para corrigir o problema com o preenchimento de datas, no programa do CTR. Segundo eles, quando a data é di...