Pular para o conteúdo principal

Assessoria jurídica da ASTEN pede cancelamento de notificação da SEMMA




Caçamba locada é responsabilidade do gerador e não do transportador

A Assessoria jurídica da ASTEN (Associação dos Transportadores de Entulhos e Agregados de Bauru) rebateu a notificação da SEMMA (Secretaria Municipal do Meio Ambiente) sobre supostas irregularidades encontradas numa caçamba, na rua Vitória, Jardim Bela Vista. Com base na legislação municipal a assessoria jurídica pediu o cancelamento da notificação e a confirmação, por parte da SEMMA de que tal evento é responsabilidade do gerador e não do transportador.
Segundo o assessor jurídico ambiental da ASTEN, o advogado Klaudio Cóffani Nunes "a notificação foi encaminhada para a pessoa errada, posto que não é da competência do transportador responder pela caçamba locada e sob responsabilidade do gerador".
A resposta da assessoria jurídica ocorreu em virtude da Notificação de Irregularidade n.o 142 de 23/03/2013. relativa a caçamba n.o 40, localizada na Rua Vitória – até a quadra 15.
As irregularidades apontadas pela SEMMA foram: acondicionar ou transportar resíduos em desacordo com a identificação do CTR (Controle de Transporte de Resíduos) ou Voucher e desrespeitar o limite de volume da caçamba ou container.
Segundo o advogado, além da SEMMA encaminhar a notificação a pessoa errada, a notificação vai contra o que estabelece o artigo 38 caput e seu parágrafo 4º, do Decreto Municipal 11.689 de 21 de Outubro de 2011, no capítulo VIII, Seção I, que trata das responsabilidades do gerador.
De acordo com o artigo 38:" Os Geradores de Resíduos da Construção Civil devem ser fiscalizados e responsabilizados pelo uso incorreto dos equipamentos disponibilizados para a captação disciplinada dos resíduos da construção civil gerados".
O inciso 4º do decreto diz que, "os resíduos depositados não poderão ultrapassar os limites das dimensões das caçambas ou containers ou outros equipamentos de coleta, não podendo, assim, haver projeções externas, conforme Lei Municipal nº 3.982, de 12 de dezembro de 1.995".
Sendo assim o advogado concluiu em seu parecer jurídico que o transportador somente poderia ser notificado caso realizasse o transporte de caçamba nestas condições.
"O artigo 41 do Decreto Municipal 11.689 de 21 de Outubro de 2011, no capítulo VIII, Seção III, que trata das responsabilidades do transportador, em seu parágrafo 5º, define impositivamente que: Inciso 5º: É vedado aos transportadores: IV – retirar do gerador e transportar as caçambas ou containers para a coleta de resíduos da construção civil quando estiverem preenchidas com volume superior ao limite permitido ou com resíduos indevidos, de tal forma que impossibilite sua segregação".
            Para comodidade dos associados a ASTEN está disponibilizando abaixo  cópia do ofício encaminhado a SEMMA. O modelo poderá ser usado pelo associado caso haja necessidade. 
 

Em atenção a Notificação de Irregularidade n.o ...... de ...../......../2013. relativa a caçamba n.o     , localizada.....................................
As irregularidades apontadas foram:

1- acondicionar ou transportar resíduos em desacordo com a identificação do CTR ou Voucher;

2 – Desrespeitar o limite de volume da Caçamba ou Container.

Tal notificação foi encaminhada para a pessoa errada, posto que não é da competência do Transportador responder pela caçamba locada e sob responsabilidade do gerador. Conforme estabelece o art. 38 caput e seu parágrafo 4º, do Decreto Municipal 11.689 de 21 de Outubro de 2011, no capítulo VIII, Seção I, que trata das responsabilidades do GERADOR:



Art. 38 Os Geradores de Resíduos da Construção Civil devem ser fiscalizados e responsabilizados pelo uso incorreto dos equipamentos disponibilizados para a captação disciplinada dos resíduos da construção civil gerados.

§ 4º Os resíduos depositados não poderão ultrapassar os limites das dimensões das caçambas

ou containers ou outros equipamentos de coleta, não podendo, assim, haver projeções externas, conforme Lei Municipal nº 3.982, de 12 de dezembro de 1.995.

O transportador somente poderia ser notificado caso realizasse o TRANSPORTE de caçamba nestas condições. O art. 41 do Decreto Municipal 11.689 de 21 de Outubro de 2011, no capítulo VIII, Seção III, que trata das responsabilidades do TRANSPORTADOR, em seu parágrafo 5º, define impositivamente que:



§5º: É vedado aos transportadores



IV – retirar do gerador e transportar as caçambas ou containers para a coleta de resíduos da construção civil quando estiverem preenchidas com volume superior ao limite permitido ou com resíduos indevidos, de tal forma que impossibilite sua segregação.

Assim sendo, a SEMMA não deve notificar o transportador quando a caçamba está estacionada, atendendo e sob responsabilidade do Gerador. A SEMMA deve notificar o GERADOR.
Requeremos assim, o cancelamento desta notificação e a confirmação, por parte da SEMMA de que tal evento é responsabilidade do GERADOR, não do Transportador.

 Aguardamos a resposta da SEMMA a este recurso.

Atenciosamente




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diretores da ASTEN participam de reunião na SEMMA

 Integrantes da nova diretoria da ASTEN estiveram reunidos hoje (7) na Secretaria do Meio Ambiente de Bauru. O presidente eleito da associação Eusébio Giraldes de Carvalho Júnior foi recebido pela secretária Lázara Gazzetta e por diretores da secretaria. “Pretendemos continuar com a parceria que temos com a associação”, disse a secretária depois de dar as boas vindas aos novos diretores. Em seguida o diretor de departamento José Carlos Augusto Fernandes falou sobre os projetos que a SEMMA tem para o setor de RCC. Segundo ele, a gestão de RCC realizada em Bauru se tornou referência para outras cidades e a expectativa é de que as deficiências sejam corrigidas e o sistema seja aperfeiçoado. O diretor de divisão Luiz Henrique Facin falou sobre a fiscalização que tem sido feita pelo órgão. Diretores cobraram do servidor Wilson Roberto Mantovani uma solução para corrigir o problema com o preenchimento de datas, no programa do CTR. Segundo eles, quando a data é digita

Nota de Falecimento

É com Muita tristeza que a ASTEN comunica o falecimento da Sra. Tereza Aparecida Bartolotti Guaggio, mãe de nosso associado Miguel Angelo  Guaggio. O velório será no Terra Branca, centro, próximo ao Correio, a partir das 16 horas.
Tomou pose ontem, a nova diretoria da ASTEN. Os novos diretores irão comandar a associação pelos próximos dois anos. A solenidade de posse foi realizada na sede da associação. O novo presidente da entidade Eusébio Giraldes de Carvalho Júnior assinou a ata de posse após o discurso do antigo presidente Gerson Alves Pinheiro. Este agradeceu a confiança dos associados no período em que ele dirigiu a associação. Junto com Eusébio foram empossados o vice-presidente: Marcos Eduardo Rissato ; o1º secretário: Paulo Massathosi  Ogata; a 2ª secretária: Luzandira Pereira Lira da Silva; o 1º tesoureiro: Paulo César Gonçalves de Almeida; o 2º tesoureiro: Nelson Correa Pinto e os membros do Conselho Diretor: Silvio Carlos Franco de Oliveira, Guilherme Fileti, Flávio Zito Garcia. “Quero dar continuidade aos trabalhos que já estão sendo realizados e melhorar o atendimento aos associados. Vamos prestigiar os associados.”, disse o novo presidente. Ele disse que foi convidado por associado