Pular para o conteúdo principal

Prefeito elogia parceria com a Asten e diz que usina de RCC será inaugurada até o final do ano



A diretoria da Asten participou da inauguração de mais um Ecoponto - área pública que recebe pequenas quantidades de entulhos de pequenos geradores, criada pela Prefeitura Municipal de Bauru por meio da SEMMA (Secretaria Municipal do Meio Ambiente).

O novo Ecoponto, inaugurado terça-feira (20), vai funcionar na Pousada da Esperança I e atenderá os bairros Pousada da Esperança II, Vila São Paulo e Nova Bauru.

Este é o quarto Ecoponto inaugurado pela Prefeitura cujo projeto tem o apoio da Asten. Esses locais podem receber pneus, móveis, eletroeletrônicos, lâmpadas e recicláveis. 


A inauguração contou com a participação do diretor Asten, Gerson Pinheiro, o assessor jurídico-ambiental e o secretário executivo, Klaudio Coffani Nunes e Mário Kanabra, respectivamente.

O prefeito Rodrigo Agostinho participou da inauguração junto com os secretários da SEMMA  e das Administrações Regionais, Valcirlei Silva e Sidnei Rodrigues, respectivamente, o vereador Natalino da Silva, o diretor executivo do Fórum Pró-Batalha, Eliel Pacheco Júnior, funcionários da SEMMA e da Emdurb e moradores do bairro. 


Cidade Limpa

Em seu discurso o prefeito ressaltou a importância dos Ecopontos para tornar a cidade mais limpa e sustentável, lembrando que Bauru é uma das poucas cidades do Brasil que já tem projeto para uma usina de reciclagem de RCC (Resíduo da construção Civil).

“A indústria da construção civil em Bauru está ativa. Quem andar pela cidade vai ver vários prédios sendo construídos e casas antigas sendo demolidas para dar lugar a novas construções. Todo esse entulho tem que ir para algum lugar. Gostaríamos que fosse para um destino mais nobre. Fizemos um projeto de uma usina de RCC, do ponto de vista técnico, ele foi aprovado. Vamos receber o recurso a fundo perdido, ou seja, a Prefeitura não vai ter que devolver esse dinheiro. Essa usina vai ter a caçamba entrando de um lado com os resíduos e saindo do outro com material de construção como, brita areia e materiais que poderão ser destinados para outras construções. Ficamos contentes de poder iniciar esse projeto. Até o final deste ano poderemos inaugurar a primeira usina de processamento de RCC em Bauru”, disse ele.

Segundo o prefeito a usina vai funcionar próximo aos lotes urbanizados - uma área ocupada - para minimizar conflito e problemas com a vizinhança. Ele ainda disse que foram encaminhados cerca de 400 projetos semelhantes de cidades de várias regiões do país e que o de Bauru foi um dos aprovados.
A previsão é de que seja liberado o valor R$ 1.278.000,00, por meio do Fundo Socioambiental Caixa-FSA, para a construção da usina.


Novo decreto 
Agostinho também falou sobre o novo decreto que disciplina o RCC, que passará a valer a partir de 1° de maio. Segundo ele, Bauru foi uma das primeiras cidades do país a aprovar uma lei e criar uma polícia municipal de RCC.

“Por meio do decreto e de ações políticas esperamos que ter uma cidade mais limpa, mais organizada e que as pessoas saibam realmente de quem é a responsabilidade. Hoje as pessoas acabam transferindo toda essa responsabilidade para os caçambeiros, para o transportador de entulhos, quando na verdade a responsabilidade é do gerador, de cada cidadão. A pessoa precisa saber que caçamba não é lugar de lixo e na hora do destino final  é complicado fazer a separação”, disse ele.


Convênio Asten
O prefeito elogiou o convênio assinado entre a Prefeitura e a Asten, este mês, e que vai permitir que a associação desenvolva ações conjuntas com o poder municipal.
“A Asten conseguiu organizar o transportador numa associação ativa e que pode influenciar nas políticas públicas, o convênio é de trabalho mútuo. Fiquei contente em assiná-lo e espero que a população entenda a necessidade desse conjunto esforços para uma cidade mais limpa”, afirmou o prefeito.


O que posso levar ao Ecoponto
Madeira, Plástico, Metal, Vidro, Papel e Papelão, Restos de podas de árvores, Móveis, Eletrodomésticos, Pequenas quantidades de entulho (até 1m² a cada 120 dias. 

O que não posso levar
Grandes quantidades de entulho de construção (mais de 1m²), Lixo doméstico, Lixo hospitalar ou de serviços de saúde (dentistas, clínicas veterinárias, clínicas estéticas etc.) e Lixo industrial. 

Onde fica:
  •  Viaduto Antonio Eufrásio de Toledo - Rua Sorocabana, quadra 2
  •  Mary Dota -  Rua Américo Finazzi, quadra 4 
  •  Jardim Redentor/Geisel -  Rua Noé Onofre Teixeira, quadra 4 
  • Pousada I - Rua 41, q. 1, entre as Ruas Joaquim Gonçalves Soriano, q. 5 e Maurício Pereira de Lima, q. 4


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diretores da ASTEN participam de reunião na SEMMA

 Integrantes da nova diretoria da ASTEN estiveram reunidos hoje (7) na Secretaria do Meio Ambiente de Bauru. O presidente eleito da associação Eusébio Giraldes de Carvalho Júnior foi recebido pela secretária Lázara Gazzetta e por diretores da secretaria. “Pretendemos continuar com a parceria que temos com a associação”, disse a secretária depois de dar as boas vindas aos novos diretores. Em seguida o diretor de departamento José Carlos Augusto Fernandes falou sobre os projetos que a SEMMA tem para o setor de RCC. Segundo ele, a gestão de RCC realizada em Bauru se tornou referência para outras cidades e a expectativa é de que as deficiências sejam corrigidas e o sistema seja aperfeiçoado. O diretor de divisão Luiz Henrique Facin falou sobre a fiscalização que tem sido feita pelo órgão. Diretores cobraram do servidor Wilson Roberto Mantovani uma solução para corrigir o problema com o preenchimento de datas, no programa do CTR. Segundo eles, quando a data é digita

Nota de Falecimento

É com Muita tristeza que a ASTEN comunica o falecimento da Sra. Tereza Aparecida Bartolotti Guaggio, mãe de nosso associado Miguel Angelo  Guaggio. O velório será no Terra Branca, centro, próximo ao Correio, a partir das 16 horas.
Tomou pose ontem, a nova diretoria da ASTEN. Os novos diretores irão comandar a associação pelos próximos dois anos. A solenidade de posse foi realizada na sede da associação. O novo presidente da entidade Eusébio Giraldes de Carvalho Júnior assinou a ata de posse após o discurso do antigo presidente Gerson Alves Pinheiro. Este agradeceu a confiança dos associados no período em que ele dirigiu a associação. Junto com Eusébio foram empossados o vice-presidente: Marcos Eduardo Rissato ; o1º secretário: Paulo Massathosi  Ogata; a 2ª secretária: Luzandira Pereira Lira da Silva; o 1º tesoureiro: Paulo César Gonçalves de Almeida; o 2º tesoureiro: Nelson Correa Pinto e os membros do Conselho Diretor: Silvio Carlos Franco de Oliveira, Guilherme Fileti, Flávio Zito Garcia. “Quero dar continuidade aos trabalhos que já estão sendo realizados e melhorar o atendimento aos associados. Vamos prestigiar os associados.”, disse o novo presidente. Ele disse que foi convidado por associado