Pular para o conteúdo principal

Gestão Sustentável de Resíduos na Construção Civil



Entidades como a Asten (Associação dos Transportadores de Entulhos e Agregados de Bauru) têm importância fundamental para a preservação do planeta e precisam agir, exaustivamente, para divulgar seus trabalhos, expor suas ações e criar a cultura de sustentabilidade. A afirmação é do economista e técnico em Tecnologia Ambiental, Élcio Duduchi Careli.
Careli esteve em Bauru, no último dia 19 de julho, quando ministrou o curso “Gestão Sustentável de Resíduos na Construção Civil”. O curso foi oferecido pelo SindusCon- Bauru (Sindicato da Construção Civil) e contou com a participação do assessor jurídico ambiental da Asten, Dr. Klaudio Cóffani Nunes.
“A Asten, como representante de transportadores e recicladores, tem como parte de sua missão criar essa cultura e disseminar informações”, disse o palestrante.
O curso teve o objetivo de mostrar a importância do gerenciamento dos resíduos da construção civil,  a dimensão dos problemas, a cadeia de responsabilidades, o papel de cada agente do setor e a necessidade de contribuição para a sustentabilidade do meio ambiente.
Nos seus estudos Careli nominou a Terra de “Planeta Obra”.  Isto porque, segundo ele, 70% dos recursos minerais extraídos do planeta são consumidos pela atividade da construção civil.
No cenário econômico mundial, a construção civil é uma das atividades produtiva mais importante. Na Europa e nos EUA, o setor responde por cerca de 10% do PIB (Produto Interno Bruto). No Brasil, 64% da formação de capital fixo da economia são geradas pela construção civil sob a forma de investimentos de infra-estrutura, edificações e moradia. O setor é responsável por cerca de 7% dos empregos no mundo.
Toda essa produção gera desenvolvimento e crescimento econômico, mas também coloca em risco a sustentabilidade do planeta por causa da exaustão dos recursos naturais e a degradação ambiental.
Os maiores problemas do setor são: a produção e a destinação inadequada de resíduos sólidos. Careli especificou os problemas do setor e também discorreu sobre a legislação que regulamenta o assunto.
Para ele, a solução para poupar recursos naturais e minimizar os problemas ambientais provocados pelos resíduos começa com a concepção e o planejamento do projeto da obra.
Para isso, é preciso que arquitetos, engenheiros e empresários do setor tenham compromisso ambiental e invistam na ecologia industrial.
Ele afirma que só assim é possível conceber “obras limpas”, e desenvolver iniciativas para minimizar as perdas e encontrar soluções para destinação de resíduos. Isso também redunda no compromisso ambiental e numa visão ecológica na indústria.
A mudança de postura dos envolvidos na produção, transporte e destinação de resíduos além de contribuir com a sustentabilidade do planeta, segundo ele, pode podem resultar em novos negócios, como os programas de reciclagem de resíduos que vão desde a coleta até a construção de usinas e que dão origem a novos produtos que podem ser usados na construção civil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diretores da ASTEN participam de reunião na SEMMA

 Integrantes da nova diretoria da ASTEN estiveram reunidos hoje (7) na Secretaria do Meio Ambiente de Bauru. O presidente eleito da associação Eusébio Giraldes de Carvalho Júnior foi recebido pela secretária Lázara Gazzetta e por diretores da secretaria. “Pretendemos continuar com a parceria que temos com a associação”, disse a secretária depois de dar as boas vindas aos novos diretores. Em seguida o diretor de departamento José Carlos Augusto Fernandes falou sobre os projetos que a SEMMA tem para o setor de RCC. Segundo ele, a gestão de RCC realizada em Bauru se tornou referência para outras cidades e a expectativa é de que as deficiências sejam corrigidas e o sistema seja aperfeiçoado. O diretor de divisão Luiz Henrique Facin falou sobre a fiscalização que tem sido feita pelo órgão. Diretores cobraram do servidor Wilson Roberto Mantovani uma solução para corrigir o problema com o preenchimento de datas, no programa do CTR. Segundo eles, quando a data é digita

Nota de Falecimento

É com Muita tristeza que a ASTEN comunica o falecimento da Sra. Tereza Aparecida Bartolotti Guaggio, mãe de nosso associado Miguel Angelo  Guaggio. O velório será no Terra Branca, centro, próximo ao Correio, a partir das 16 horas.
Tomou pose ontem, a nova diretoria da ASTEN. Os novos diretores irão comandar a associação pelos próximos dois anos. A solenidade de posse foi realizada na sede da associação. O novo presidente da entidade Eusébio Giraldes de Carvalho Júnior assinou a ata de posse após o discurso do antigo presidente Gerson Alves Pinheiro. Este agradeceu a confiança dos associados no período em que ele dirigiu a associação. Junto com Eusébio foram empossados o vice-presidente: Marcos Eduardo Rissato ; o1º secretário: Paulo Massathosi  Ogata; a 2ª secretária: Luzandira Pereira Lira da Silva; o 1º tesoureiro: Paulo César Gonçalves de Almeida; o 2º tesoureiro: Nelson Correa Pinto e os membros do Conselho Diretor: Silvio Carlos Franco de Oliveira, Guilherme Fileti, Flávio Zito Garcia. “Quero dar continuidade aos trabalhos que já estão sendo realizados e melhorar o atendimento aos associados. Vamos prestigiar os associados.”, disse o novo presidente. Ele disse que foi convidado por associado